ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram

Mercado de roupas de banho: entre nessa onda!

Por Sofia Vaz 05/02/2018

  • Mercado Brasileiro de moda praia;

  • Mercados consumidores em ascensão;

  • Pequeno empreendedor e o processo de industrialização.

     

       Faça chuva ou faça sol o mercado de roupas de banho no Brasil está sempre em alta, devido a diversos fatores, como cultural e o climático. Internacionalmente, essas mercadorias têm apresentado grande demanda, sendo o Brasil o maior exportador e referência nesse segmento. No entanto, em um ambiente dominado por gigantes de produção em massa, aqueles que possuem pequenas ou médias empresas encontram-se muitas vezes esmagados pela concorrência. Uma solução que aparece como resposta aos anseios de lucratividade e crescimento é a exportação e com ela a internacionalização.

      Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (Abit) o mercado de moda praia movimenta no mercado interno uma média de US$ 1,5 bilhões anualmente. O mercado brasileiro possui grande destaque no cenário internacional devido aos modelos, qualidade e tecnologia além da associação do país ao estilo de vida tropical enraizado no pensamento popular.         

     Segundo a plataforma Aliceweb, entre os maiores importadores de moda praia brasileira se encontram os Estados Unidos, Portugal e Itália. Em 2016, a 34ª Miami Swim Show  contou com a presença de 21 marcas brasileiras e obteve um resultado positivo de acordo com o chefe do consulado brasileiro em Miami, pois muitos empresário brasileiros saíram satisfeitos com a qualidade dos contatos estabelecidos.

     Um mercado que aparece com grande potencial de investimento para a exportação de moda praia brasileira por ser promissor e ainda pouco explorado é o dos países árabes. Apesar de não serem grandes consumidores, no ano de 2015 enquanto o setor teve uma queda de 9,1% houve um crescimento de 17% na região. Segundo Lilian Kadissi, gerente executiva do TexBrasil, um programa de internacionalização da indústria têxtil e moda brasileira, as cores, estampas e o trabalho artesanal característicos dos produtos brasileiros são o grande diferencial para com a concorrência dos mercados europeu e asiático também muito presentes na região. Os mercados do Líbano, Arábia Saudita e Emirados Árabes foram de grande receptividade a moda praia proveniente do Brasil.

     Em um momento de crise as pequenas e médias empresas detém vantagens devido sua maior adaptabilidade às exigências econômicas. O e-commerce aparece como uma solução com cases de sucesso devido ao grande alcance internacional. A internacionalização por meio do e-commerce mostra-se como uma solução economicamente mais viável para aqueles que possuem pequenas e médias empresas com grandes ambições de desbravar um mercado que só tem a beneficiar o empreendedor brasileiro.
 

Fontes

Acesso em 27/11/2017

http://bit.ly/2DXKEYO 

http://bit.ly/2FseiT0  

http://bit.ly/2njyRL2 

http://bit.ly/2DI8K6z 

http://bit.ly/2DNUX2A 

http://bit.ly/2zDyWOF