top of page
Site - imagens dos textos-7.png

Milho: o agronegócio extenso e promissor no mercado internacional

     O milho está presente na dieta do ser humano há muito tempo, sendo um dos cereais destaque na alimentação do mundo inteiro. No Brasil, ele já estava presente antes mesmo da chegada dos portugueses, e hoje é um alimento que se encontra na base da produção de diversos pratos muito consumidos pelos brasileiros, como canjica, pipoca, fubá, cuscuz, entre outros. Além de muito consumido, é uma fonte de carboidratos e fibras e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de ser um cereal com base energética para alimentação de bovinos, suínos e aves.

O milho é uma das possíveis bases do biocombustível etanol

     Esse produto é usado não apenas na alimentação, como também na produção do etanol, um biocombustível que além de ser mais barato que a gasolina comum, é renovável e ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes na atmosfera. De acordo com o site Nova Cana, uma tonelada de milho pode produzir 430 litros de etanol, sendo mais produtivo que outras matérias primas do combustível, como a cana de açúcar, que rende apenas 90 litros.

Em 2019, o Brasil foi o maior exportador de milho do mundo

    Em 2019, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil exportou 44,9 milhões de toneladas do cereal, e se tornou o maior país exportador do produto neste ano, gerando uma receita de US$ 7,776 bilhões segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, superando o líder do mercado, os Estados Unidos. Internamente, o cultivo de milho é mais concentrado na região centro-oeste, mais especificamente no Mato Grosso onde seis municípios contribuíram com 52,9% da produção total do estado. Os maiores consumidores do produto brasileiro são Japão, Irã e Vietnã, sendo o primeiro 15,7% das vendas do país.

 

A importância da atuação de uma consultoria internacional

   Exportar o milho, portanto, é garantia de sucesso no mercado consumidor internacional, visto que ele abrange tanto a área alimentícia quanto a de combustíveis renováveis, que tem sido um grande investimento dos países atualmente, visando diminuir gases poluentes. É necessário, portanto, para esse processo de exportação, pesquisas e acompanhamentos para escolher o melhor país e mercado consumidor mais estável. A Prisma pode te ajudar, oferecendo nossos serviços de consultoria internacional, auxiliando em todos os passos necessários para expandir seus negócios mundo afora.

Por Yasmin Goes 02/07/2020

Fontes:

https://bit.ly/2AqefKH

https://bit.ly/3gp9fFz

https://bit.ly/2C4vaCW

https://bit.ly/2VKtlCh     

https://bit.ly/2AqCwjO     

https://glo.bo/31IjnoY  

https://glo.bo/2ZBxGc2

https://bit.ly/3eZSTD1   

 https://bit.ly/2NUsGK4

bottom of page