Gamification: o próximo nível para empresas

Por Rodrigo Renosto Rizzo 20/02/2018

  • Aumentar o engajamento e a produtividade;

  • Conquistar a lealdade do cliente;

  • Ferramenta de marketing forte e de baixo custo.

     A Gamification tem sido amplamente utilizada em empresas que querem incentivar certos tipos de comportamento, como o envolvimento de seus funcionários e o trabalho em equipe. O conceito, que consiste em inserir mecanismos e elementos do jogo em contextos não relacionados a jogos, também é usado para conquistar e manter a lealdade e o engajamento do cliente, para treinar funcionários e até mesmo em campanhas de marketing.

     A ideia de usar elementos de jogo para aumentar a produtividade não é apenas inovadora, mas também mostrou resultados efetivos. De acordo com um artigo da DVS Editora, a Ford Motor adicionou jogos ao seu portal de e-learning, a fim de ajudar a equipe de vendas a se familiarizar com os modelos de carros da empresa. Depois disso, o uso do portal aumentou em 417%, especialmente pelos jovens.

     Fora do escritório, a Samsung e a Starbucks são dois exemplos bem-sucedidos de como a gamification pode ser usada para criar uma boa relação com os clientes. O Samsung Nation, um site semelhante a um jogo no qual os membros ganham pontos por atividades como rever produtos e assistir a vídeos, e My Starbucks Reward, que cria um ranking de clientes e lhes dá bebidas e produtos extras de café, são sistemas que mantêm os clientes fiéis para a marca, recompensando-os e incentivando o seu envolvimento nos jogos.

     A gamification também começou a ser usada para chamar a atenção para novos produtos em campanhas de mercado. A M&M’s, por exemplo, publicou um jogo de espionagem de olhos em sua página no Facebook para promover um novo sabor de doces lançado por eles. O post rapidamente se tornou viral, e o jogo recebeu mais de 25.000 likes, 6.000 compartilhamentos e 10.000 comentários.

     A eficácia e o baixo custo das soluções de gamification mostraram que sistemas semelhantes a jogos são ótimas opções para empresas que desejam melhorar sua motivação interna e produtividade, e também que podem ser ferramentas úteis em marketing e relação empresa-cliente. Mais do que uma tendência de negócios, a gamificação é uma forma muito contemporânea de atingir e envolver as pessoas.

ENTRE EM CONTATO

  Rua Monte Alegre, 984 - São Paulo, SP - Brasil

  • LinkedIn
  • Facebook
  • Instagram