

Castanha-do-Brasil: o produto que está conquistando o mercado internacional
Por Joyce Bolognani Roveri 15/06/2018
-
Conquista do mercado interno pelos seus atributos;
-
possibilidade de contribuir com a exportação brasileira;
-
estados Unidos, Canadá e Holanda são grandes importadores da castanha brasileira;
-
expectativa do produto alcançar nas exportações US$ 1 bilhão de 2018 a 2028.
A Castanha-do-Brasil, mais conhecida como Castanha-do-Pará, é um produto típico da região da Amazônia e pode ser comercializada in natura, em óleo ou em leite. Ganhou o paladar brasileiro por apresentar inúmeros benefícios aos seus consumidores, principalmente por ser rica em proteínas, lipídios e vitaminas.
Ademais, a castanha apresenta constante crescimento em seu consumo interno por ser utilizada como ingrediente de cozinha, na elaboração de barras de cereais e na formulação de cosméticos naturais. Segundo José Eduardo Mendes de Camargo, diretor da Divisão de Nozes e Castanhas do Departamento do Agronegócio da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), o consumo interno do produto apresentou uma perspectiva de crescimento de 8% em 2017. O diretor também acrescentou que a expectativa das vendas para o exterior é de alcançar US$ 1 bilhão de 2018 a 2028.
Assim sendo, de acordo com a plataforma Observatório da Complexidade Econômica (OCE), as exportações brasileiras de castanhas representaram em 2016 cerca de 5,4% das exportações mundiais. Isso significa uma alta da produção nacional e em alguns casos a expansão do negócio pelo produtor brasileiro. Conforme a plataforma de estatística de comércio para o desenvolvimento de negócios internacionais (Trade Map), os principais importadores do produto brasileiro em 2017 foram países de grande relevância mundial e regional: Estados Unidos, Canadá, Holanda e Argentina importando respectivamente U$ 56 mil, U$ 11 mil, U$ 9,9 mil e U$ 8,5 mil.
Esse nicho apresenta um aumento na demanda e assim grande perspectiva de crescimento do consumo perante o mercado internacional. Por ser um produto presente no setores alimentício e farmacêutico e por apresentar elevados valores nutricionais - principalmente o selênio que ajuda no emagrecimento, na proteção do coração e do câncer - evidencia um grande potencial para a exportação. Assim sendo, o futuro exportador necessita identificar o seu mercado consumidor no país almejado, para obter êxito em seus investimentos em um produto tão promissor.
Fontes:
Acesso em 30/05/2018